quinta-feira, 10 de junho de 2010

Anubis o Deus da Morte

Também conhecido como Anupu, ou Anupo e cujo nome hieroglífico é traduzido mais propriamente como Anpu, é o antigo deus egípcio da morte e dos moribundos, por vezes também considerado deus do submundo. Conhecido como deus do embalsamamento, presidia às mumificações e era também o guardião das necrópoles e das tumbas.Anubis era associado com Ma’at, a deusa da justiça. Os egípcios acreditavam que no julgamento de um morto era pesado seu coração e a pena da verdade. Caso o coração fosse mais pesado que a pena, sua alma era destruída para todo sempre, mas caso fosse mais leve, a pessoa em questão poderia ter acesso ao paraíso. Anubis era quem guiava a alma dos mortos no Além.
Os sacerdotes de Anúbis, chamados "stm", usavam máscaras de chacais durante os rituais de mumificação. Anúbis é uma das mais antigas divindades da mitologia egípcia e seu papel mudou à medida que os mitos amadureciam, passando de principal deus do mundo inferior a juiz dos mortos, depois que Osíris assumiu aquele papel. A associação de Anúbis com chacais provavelmente se deve ao fato de estes perambularem pelos cemitérios. O Anúbis era pintado de preto, por ser escura a tonalidade dos corpos embalsamados. Apesar de muitas vezes identificado como "sab", o chacal, e não como "iwiw", o cachorro, ainda existe muita confusão sobre qual animal Anúbis era realmente. 
As cidades dedicadas a Anúbis eram conhecidas pelo grande número de múmias e até por cemitérios inteiros de cães.
A sua mãe é Néftis, que durante uma briga com o marido Seth passou-se por Isis e teve relações com Osíris.
Anúbis é pai de Qeb-hwt, também conhecido como Kebechet.

"Nós, os Chacais, sacerdotes de Anúbis, somos os guardiães de suas tumbas gloriosas ou sepulturas humildes. Somos os guardiães dos mortos. Somos os servos de Anúbis. Somos a Cinópolis."
- Capítulo dos Mortos, Livro de Maat

Um comentário:

Coringa™ disse...

Mais doque perfeito,conseguiu resumir em suma parte a historia sobre o Deus do submundo( que de fato ao mortos pertence o submundo, então não há divergencias entre Deus dos mortos ou do submundo, já que ambos tem o mesmo significado )Mitologia egpcia,ao contrario doque dizem é muito interessante, e muito util nos dias de hoje.Esta se saindo uma otima historiadora( cuidado a maioria delas sempre se mete em encrencas epicas ).